“Em nome do legado de Miguel Arraes, da sua história, dos seus princípios e da sua luta pela democracia e justiça social, precisamos vencer as eleições de 2026 e mudar a atual correlação de forças no Congresso Nacional”, defendeu a vice-presidente nacional do Solidariedade e neta do ex-governador, Marília Arraes, durante a sessão solene, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que marcou a homenagem os 20 anos do falecimento do ex-governador de Pernambuco e uma das principais lideranças políticas brasileiras.
Duas décadas após sua morte o trabalho e memória de Arraes em defesa da justiça social, da democracia e da soberania nacional segue sendo lembrando e praticado, com dedicação e luta, pela vice-presidente nacional do Solidariedade, que é também a neta mais velha do ex-governador. Herdeira política de Arraes, Marília também fez uma homenagem emocionante ao avô, nas redes sociais.
No vídeo publicado em suas redes, narrado em primeira pessoa, Marília traz as lembranças do dia 13 de agosto de 2005 e da noite anterior, quando havia pernoitado ao lado de Arraes, no plantão em que toda a família e dividiu durante a internação. Eu sua narrativa ela faz um resgate das profundas transformações políticas vividas pelo Brasil. Ela relembra o golpe, o avanço da extrema-direita, a prisão e soltura de Lula, e as idas e vindas da história política nacional.
Marília ressalta ainda como a figura de Arraes inspirou sua trajetória política e sua atuação, guiando-a na busca por justiça e dignidade. Ela conclui que, apesar do tempo, o legado de seu avô não morreu, mas continua vivo na luta diária pelos direitos do povo pernambucano e brasileiro. “Ele vive nos trabalhadores, nos que lutam e nos que se beneficiam de suas conquistas. Em cada canto de Pernambuco que eu ando, eu vejo Arraes. A Marília de 21 anos estava certa. Meu avô não morreu. Ele é Miguel Arraes”, concluiu.
Ex-vereadora do Recife, ex-deputada federal, primeira mulher a disputar o segundo turno das eleições majoritárias da capital, além de ter recebido mais de 1,9 milhões de votos nas eleições para o Governo do Estado, em 2022, Marília lidera, hoje, a maioria das pesquisas de intenção de voto para a disputa ao Senado em 2026 e se consolidou como uma das mais importantes lideranças políticas de sua geração em Pernambuco.