Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral confere treinamento de disparos de agentes da Guarda Civil Municipal, que passarão a portar arma de fogo a partir de setembro - Blog do Edson Alves

Banner Camaragibe     
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral confere treinamento de disparos de agentes da Guarda Civil Municipal, que passarão a portar arma de fogo a partir de setembro

_Prefeito da Terra dos Camarás acompanhou a execução de exercícios práticos da primeira turma de servidores no Clube de Tiro Dois Irmãos e reforçou o compromisso da corporação com a segurança da população e do patrimônio público_

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, cumpriu uma importante agenda no setor da Segurança Pública, nesta sexta-feira (08/08). Ele conferiu, no Clube de Tiros Dois Irmãos, localizado na BR-408, o treinamento de disparos da primeira turma de agentes da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC), que esta semana iniciou a última fase da capacitação para portar arma de fogo. O grupo inicial, composto por dez guardas civis municipais, começará o patrulhamento armado a partir do próximo mês de setembro.

Ao conferir o desempenho dos servidores, o gestor da Terra dos Camarás reforçou o compromisso de fortalecer a segurança da população e do patrimônio público. “Lutamos muito, através da nossa Secretaria de Segurança Pública, para que esse projeto de armar a nossa Guarda Municipal fosse aprovado pelos órgãos de Segurança Pública, principalmente pela Polícia Federal (PF). O compromisso desses agentes que dedicam e arriscam suas vidas pelo bem comum é esse, estarem plenamente treinados e capacitados para o objetivo de fortalecer a atuação da corporação e a segurança da população de Camaragibe e do patrimônio público. Tenho certeza de que todas as turmas estarão totalmente preparadas e aptas para portar arma de fogo ao final desse importante e essencial treinamento”, disse Diego Cabral.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, a primeira turma é composta por dez guardas civis, mas o total de servidores da corporação que serão submetidos às provas teóricas e práticas chega a 76 somente nesta primeira fase. Todo o treinamento, entre teorias e disparos ao alvo, está sendo realizado no Clube de Tiro Dois Irmãos, autorizado e homologado pela Polícia Federal e localizado na BR-408, no horário das 8h às 17h, com intervalo para descanso.

Ao todo, informou a pasta, serão três turmas treinadas por mês durante nove dias, divididos em dois de conhecimentos teóricos, sete de prática de disparos (tiro ao alvo) e um da prova definitiva (também tiro ao alvo), no qual os agentes executam 44 disparos que serão avaliados pelos Instrutores de Armamento e Tiro (IAT), credenciados pela PF, para a concessão do Porte de Armamento Institucional (PAI) aos aprovados.

“A Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe cumpriu todas as etapas e exigências legais da Justiça brasileira para que a Guarda Civil Municipal de Camaragibe obtivesse a autorização para portar arma de fogo. Agora, chegou o momento de os guardas civis colocarem em prática todo o conhecimento teórico e prático adquiridos no treinamento. A premissa será sempre o bem-estar da população e tenho convicção de que todos estarão plenamente conscientes do seu dever como agentes públicos de segurança que contribuem para o bem coletivo”, explicou o titular da pasta, Coronel Marcílio Rossini.

Vice-prefeita de Camaragibe, servidora municipal há mais de 30 anos e ex-comandante da Guarda Civil Municipal, a Comandante Débora ressaltou comprometimento da gestão com a melhoria da segurança da cidade, citando o recém-lançado pacote de investimentos no setor, mais de R$ 4 milhões, e o objetivo de tornar Camaragibe uma referência em segurança pública.

“É o maior conjunto de ações em segurança da histórica de Camaragibe, desde a tecnologia de ponta até a valorização da Guarda Municipal, com renovação completa da frota, aquisição de 10 novas viaturas e um furgão adaptado para ser base móvel em grandes eventos, tudo isso em uma articulação eficiente do nosso prefeito Diego Cabral junto ao Ministério da Justiça. O armamento da Guarda Municipal é mais um avanço seguindo protocolos rígidos legais e técnicos. Teremos agentes armados com responsabilidade e respeito a toda a população”, frisou a Comandante Débora.

Segundo o Inspetor Clóvis Gomes, comandante da GCM de Camaragibe, todas as turmas que serão treinadas no Clube de Tiro Dois Irmãos terão aulas das seguintes disciplinas teóricas: Regras de Segurança no Estande, Montagem, Desmontagem e Manutenção do Armamento, Fundamentos de Disparos, Tipos de Saque e Protocolo MAC, Tipos de Panes, Legislação e Instrução Normativa nº 111 (que estabelece procedimentos para o credenciamento dos IATs e emissão do Comprovante de Capacitação Técnica para o manuseio de arma de fogo).

“Os alvos das provas de tiro de cada aluno serão avaliados pelos IATs e, caso sejam aprovados na inspeção, enviados à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco para a confecção dos certificados de portes institucionais de arma. A primeira turma completará o treinamento até o dia 14 deste mês e as demais turmas começam no dia 25. Ao todo, serão 11 turmas de agentes treinados até o mês de janeiro. Mas os primeiros aprovados já passarão a realizar o patrulhamento armado a partir de setembro”, completou o Inspetor Clóvis Gomes.

Compartilhe

Leave a comment