Paulista oferece teste que identifica língua presa em crianças e adultos - Blog do Edson Alves

Banner Camaragibe     
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Paulista oferece teste que identifica língua presa em crianças e adultos

Agendamento e atendimento acontecem de segunda a sexta-feira, no turno da manhã

A Prefeitura de Paulista disponibiliza, gratuitamente, o teste da linguinha, que identifica o freio curto na língua de crianças e adultos, responsável por impedir o desenvolvimento da fala, popularmente conhecido como ‘língua presa’. O serviço é ofertado no Centro Integrado Terapêutico Reabilitação, em Pau Amarelo, localizado no Casarão, na Rua Tchecoslovaquia, n° 155, de segunda a sexta-feira, pela manhã, com agendamento na recepção.

Para o atendimento com a fonoaudióloga responsável pelo teste, adultos e crianças precisam possuir um encaminhamento, que pode vir de um clínico geral, dentista, enfermeiro ou, ainda, da escola da criança.

A omissão do teste da linguinha em bebês pode causar problemas no desenvolvimento infantil, afetando o peso, a altura ou a amamentação, que leva à fadiga materna e má nutrição do bebê. As consequências dessa condição podem se estender até a vida adulta, sendo recomendado que o indivíduo busque tratamento o quanto antes.

A fonoaudióloga responsável, Glaurea Nunes, explicou que: “Caso na nossa avaliação seja confirmado o freio curto, iremos encaminhar o paciente para a Secretaria de Saúde, que, por sua vez, será encaminhado para a Policlínica Hélio Inácio, onde realizará o procedimento necessário com o dentista bucomaxilo”, esclareceu.

Na ocasião, o gerente do espaço, Helinton Silva, falou dos demais atendimentos realizados e do funcionamento do Centro Integrado. “Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Temos fisioterapia para adultos, terapia ocupacional e fonoaudiólogo. Estamos trabalhando em ampliar nosso serviço para termos também audiólogo e, assim, podermos atender, inclusive, mais crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, explicou Silva.

Fotos: Cecília Souza / SECOM

Compartilhe

Leave a comment