_Município e empresa renovam parceria com a implementação de novas soluções tecnológicas para a população e discutem resultados de programas anteriores; Prefeitura do Recife se consolida como referência nacional em tecnologia aplicada à gestão pública_
O prefeito do Recife, João Campos, esteve em reunião com representantes do Google, nesta quarta-feira (27), para a assinatura de um Memorando de Entendimento que expande a rede de parcerias entre a cidade e a empresa de tecnologia, incluindo o Plus Codes e o Cidadão 360. As novidades consolidam o município como referência nacional em inovação voltada à gestão pública eficiente, sustentável e inclusiva. O encontro foi uma oportunidade para apresentar os resultados já alcançados com outros projetos e discutir as novas frentes de cooperação entre a cidade e a empresa, com potencial para de transformar o cotidiano da população recifense.
“Acabamos de assinar um protocolo de intenções entre o Recife e o Google para garantir um trabalho conjunto em áreas estratégicas, sendo uma delas a mobilidade. O Google é o dono do Waze, então vamos ter um compartilhamento de dados e criar uma plataforma para tomar decisões com base nas informações do Waze, permitindo fazer ajustes na mobilidade da cidade e também desenvolver projetos de impacto social”, explicou João. “Existe um CEP digital chamado Plus Codes, do Google, que funciona no mundo inteiro, e nós vamos conseguir ativar essa tecnologia em locais que não têm endereço, principalmente comunidades fruto de ocupação que enfrentam o desafio da regularização. Com o Plus Codes, vamos gerar impacto social e atender a expectativa das pessoas”, complementou o prefeito.
As novidades formalizadas a partir do documento já estão sendo implementadas. O Plus Codes, por exemplo, vai possibilitar o mapeamento de até mil endereços em comunidades sem ruas nomeadas. A tecnologia gera códigos digitais precisos que funcionam como endereços oficiais, garantindo que moradores de áreas vulneráveis possam ser localizados para serviços públicos, recebimento de entregas e até atendimentos de emergência. Já a segunda frente é o Insights para Trânsito, um sistema que integrará câmeras de videomonitoramento com dados em tempo real do Waze e Google Maps. O objetivo é fornecer uma visão unificada do tráfego, otimizando a gestão operacional, aumentando a segurança viária e aprimorando o planejamento urbano da cidade.
O Cidadão 360, também em etapa de desenvolvimento com tecnologia de Google Cloud, integra a Estratégia de Inteligência Artificial da Cidade do Recife. A iniciativa foca em personalizar o atendimento da população nos canais digitais da Prefeitura, dar escala à oferta de serviços com o conceito de “zero clique” e aplicar inteligência artificial para resolver desafios específicos das áreas finalísticas da gestão, como a saúde. Nesse campo, o objetivo é trazer mais agilidade e eficiência ao processo de regulação, beneficiando diretamente os usuários da rede municipal.
“Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa cooperação com a Prefeitura do Recife. Acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada da gestão pública e da sustentabilidade, e é inspirador ver como a cidade tem se posicionado como referência nacional em inovação. Projetos como o Plus Codes, o Cidadão 360 e as soluções para mobilidade e meio ambiente mostram o potencial de transformar a vida das pessoas e contribuir para uma cidade mais inclusiva e sustentável”, disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
*PARCERIAS EM ANDAMENTO*
A Prefeitura do Recife e o Google já mantêm alguns projetos conjuntos em andamento. Um dos destaques é o Potencial Solar em Telhados do Recife, que utiliza a plataforma Environmental Insights Explorer (EIE) para mapear a capacidade de geração de energia solar nos telhados da cidade. A iniciativa tem foco especial nas comunidades beneficiadas pelo ProMorar e conecta os dados levantados às metas do Plano de Ação Climática (PLAC), indicando um alto potencial de geração de energia limpa para famílias em situação de vulnerabilidade. Os primeiros resultados mostram que a capital pode reduzir emissões e ampliar o acesso à energia sustentável, posicionando-se como uma das cidades brasileiras mais comprometidas com as metas climáticas globais.
Outro projeto já implantado é o Air View+, que fez do Recife a primeira capital do Nordeste a contar com sensores do Google para monitorar a qualidade do ar. Foram instalados 10 equipamentos em escolas da rede municipal que coletam dados hiperlocais e em tempo real sobre poluentes como material particulado (PM2.5) e dióxido de carbono (CO₂). Essas informações permitem identificar focos de poluição, orientar a formulação de políticas ambientais e aumentar a conscientização da população, reforçando o protagonismo da cidade na agenda de sustentabilidade urbana.
*Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife*