Sob uma chuva considerada por muitos como sinal de bênção, o prefeito Severino Ramos, participou nesta quinta-feira (4), das comemorações dos 90 anos de emancipação política do Paulista. O clima de emoção tomou conta da solenidade que teve início com a execução dos hinos Nacional, de Pernambuco e de Paulista, seguidos pelo hasteamento da bandeira. Em seguida, a Banda Marcial do Colégio Firmino da Veiga desfilou, reforçando a tradição que há décadas marca o aniversário da cidade.
A programação prosseguiu com a missa em ação de graças na Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maranguape II. O momento religioso reuniu autoridades municipais, representantes políticos, lideranças comunitárias e moradores, em um ato que reforçou a fé como parte da identidade do povo paulistense.
Na sequência, também na igreja, aconteceu a entrega da Comenda Padre João Ribeiro, a mais alta honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal, que reconhece personalidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Paulista. Neste ano, foram homenageados: o presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Farias; o servidor público Renato Thomas Shelby; o empresário Avelar Loureiro Filho; o artesão Alexandre Almeida; e a paroquiana Anilda do Nascimento Silva.
Durante seu discurso, o prefeito Severino Ramos destacou a emoção de viver esse momento histórico. “Quero dizer que este é um dia importante na minha vida. Estou me segurando para não chorar, porque comemorar os 90 anos de Paulista é, acima de tudo, assumir a responsabilidade de construir uma cidade mais justa e humana. Esse é o meu compromisso: fazer de Paulista um lugar de oportunidades para todos”, afirmou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Eudes Farias, ressaltou a relevância da data e a união em torno do município. “Hoje é um dia histórico para Paulista. Celebramos os 90 anos da nossa cidade com muito orgulho. Quero parabenizar o prefeito Ramos pela condução desse momento e agradecer a todos os vereadores, secretários e servidores que fazem parte dessa caminhada. A festa de hoje é um presente para o povo e o marco de um novo tempo para a nossa cidade”, declarou.
Já o deputado estadual e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Gustavo Gouveia, reforçou seu compromisso em apoiar Paulista. “É um momento glorioso e histórico, e participar desta celebração ao lado do prefeito Ramos e do povo paulistense é uma honra. Quero reafirmar meu compromisso de buscar recursos e apoiar a gestão municipal para que Paulista continue avançando nas áreas de infraestrutura, saúde e educação. Contem sempre comigo nessa caminhada”, disse.
Além dos atos cívicos, religiosos e de reconhecimento, os 90 anos de emancipação política do Paulista também foram celebrados com uma programação festiva que se estendeu desde o dia 1º de setembro. Encerrando as comemorações, nesta quinta-feira (4), a festa na Praça João Pessoa será embalada pelo forró. O cantor Cristiano Diniz sobe ao palco às 19h, seguido pela banda Capim com Mel, às 21h. Para fechar a noite em grande estilo, a consagrada banda Calcinha Preta se apresenta às 23h, encerrando a programação de aniversário da cidade.
Fotos hasteamento da bandeira: Juan Marvin / SEI
Fotos Comenda Padre João Ribeiro: Marcos Nascimento / SECOM