_Iniciativa pretende dar agilidade no atendimento a sinistros envolvendo motociclistas_
A Prefeitura de Camaragibe lançou nesta segunda-feira, 22, o Motociclista Seguro, um programa pioneiro em todo o País, de segurança para motociclistas. O programa irá oferecer de forma gratuita a 125 mototaxistas, nesta primeira etapa, uma tecnologia onde eles vão receber adesivos para a moto e o capacete, além de uma pulseira, com o QR CODE, que poderá salvar sua vida em caso de acidente. O prefeito Diego Cabral explicou o funcionamento do programa.
“Esse aplicativo é um projeto coletivo. Muitas pessoas deram as mãos para que ele virasse realidade. Nós sabemos que os índices de sinistros envolvendo motociclistas são altíssimos. O Motociclista Seguro vai agilizar o atendimento médico, com as informações que poderão ser acessadas tanto no adesivo do capacete, quanto na pulseira que ele recebeu” esclareceu Diego.
“Cada QR Code terá o nome completo, foto, sexo, data de nascimento, convênio médico (particular ou SUS), tipo sanguíneo, indicação de portador de deficiência, alergias, patologias (doenças), TEA (sim ou não) e observações clínicas gerais. Essas informações podem salvar vidas em caso de acidente, que a gente espera que não aconteça”, completou o prefeito.
O código terá ainda o nome e o contato com foto do responsável (parente, por exemplo), número do Corpo de Bombeiros (193), da Polícia Militar (190), da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (153) e um link direto com o aplicativo WhatsApp com o contato do motociclista.
O secretário adjunto de Segurança Pública e Mobilidade de Camaragibe de Mobilidade, Josemir Rufino, informou que existem cerca de 16 mil motociclistas cadastrados no Detran com o endereço de Camaragibe, desses, aproximadamente 500 são mototaxistas. “O cadastramento será permanente. A ideia é alcançar o máximo possível de motociclistas. Além do app lançado hoje, teremos, através de uma parceria com a Honda, um curso de pilotagem gratuíta. Na quarta-feira iremos divulgar um calendário de atividades dando prosseguimento aos cadastramentos” afirmou Josemir.
Com 23 anos de trabalho sobre duas rodas em Camaragibe, Joel Wilson Ferreira Júnior, 57 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Achei muito importante, pois muitos acidentes acontecem e às vezes os familiares dos motociclistas ficam sem saber para onde foram socorridos, ou esperam muito tempo para receber as informações. Com esse código no capacete e na pulseira, fica mais fácil saber de tudo. A gente trabalha todo dia esperando que não aconteça acidente, mas se acontecer agora temos uma ferramenta que auxilia no socorro e nas informações”, disse Joel.
O lançamento do Programa Motociclista Seguro contou com a participação da vice-prefeita, Comandante Débora, vários secretários e dos vereadores Dra Daiana, e Eldinho Moura.