Diego Cabral sanciona Reforma Administrativa que cria quatro novas secretarias em Camaragibe e anuncia que irá valorizar os servidores - Blog do Edson Alves

    
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diego Cabral sanciona Reforma Administrativa que cria quatro novas secretarias em Camaragibe e anuncia que irá valorizar os servidores

_Segundo o prefeito da Terra dos Camarás, funcionários efetivos serão valorizados dentro da nova estrutura com funções gratificadas_

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, sancionou, a Lei Ordinária nº 038/2025 que trata da Reforma de Governo, um compromisso assumido na campanha. O ato aconteceu nesta quarta-feira (1º/10), no gabinete do gestor, e contou com a presença de secretários e representantes do Legislativo. A sanção foi feita de forma digital, uma vez que a prefeitura está abolindo o uso do papel.

“Hoje é um dia histórico para Camaragibe. Essa reforma cria quatro secretarias de extrema importância para que a cidade possa avançar. São as pastas de Políticas para Mulheres; de Proteção e Defesa Animal; de Inovação, Tecnologia e Transformação Digital, e Secretaria de Transportes, Acessibilidade e Mobilidade Urbana “, disse Diego Cabral, acrescentando que a reforma não trouxe mais gastos para a estrutura municipal.

“Reduzimos os custos extinguindo 87 cargos da nossa estrutura, ao mesmo tempo vamos valorizar os servidores da casa com a criação de 24 funções gratificadas. Além disso, através dessas secretarias vamos buscar recursos junto aos governos Federal e Estadual, ao Poder Legislativo, através de emendas, com convênios que possibilitem colocar em prática as políticas públicas que vão melhorar a vida das pessoas”, explicou.

Um grupo de mulheres acompanhou a solenidade de sanção da Reforma. A vice-prefeita e futura secretária da Mulher, Comandante Débora, ressaltou a importância da nova pasta. “Vamos estar ao lado das mulheres que são históricas na vida política da cidade. Onde estiver uma mulher, a secretaria estará presente na luta contra a violência e no fortalecimento de programas de governo”, afirmou Débora.

O secretário de Articulação Institucional, Wagner Maciel, disse que agora a lei vai ser regulamentada e detalhou algumas mudanças que acontecerão na prática. “A secretaria de Assistência Social ganha mais atribuições, passando a englobar Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, a de Administração também será de Gestão de Pessoas e Logística. As mudanças vão trazer mais agilidade e aproximar a gestão mais dos governos Estadual e Federal o que possibilita trazer mais recursos para a cidade”, explicou Wagner. Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo André, e os vereadores Dra. Daiana e Toninho.

*Veja como ficou a estrutura:*

Novas secretarias:

1.Secretaria de Políticas para Mulheres – Dedicada à promoção da cidadania e à defesa dos direitos das mulheres, com ações transversais de enfrentamento às desigualdades de gênero, violência e preconceito.
2. Secretaria de Proteção e Defesa Animal – Voltada ao bem-estar e à saúde dos animais, com políticas de controle populacional, combate a maus-tratos e campanhas educativas.
3. Secretaria de Inovação, Tecnologia e Transformação Digital – Responsável por apoiar soluções tecnológicas e inovadoras, aproximando a gestão pública das melhores práticas de governança digital e ampliando a qualidade dos serviços prestados à população.
4. Secretaria de Transportes, Acessibilidade e Mobilidade Urbana – Incumbida do planejamento e da gestão do transporte coletivo, acessibilidade e mobilidade sustentável para garantir inclusão social e qualidade de vida urbana.

Renomeadas:

5. Secretaria de Esportes e Lazer (antiga Secretaria de Esportes)
6. Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Qualificação Profissional (antes Secretária de Desenvolvimento Econômico)
7. Secretaria de Políticas Urbanas, Habitação e Meio Ambiente (antes Secretaria de Planejamento, Orçamento Participativo e Meio Ambiente)
8. Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome (antiga Secretaria de Ação Social)
9. Secretaria de Administração, Gestão de Pessoas e Logística (antes Secretaria de Administração)
10. Secretaria de Articulação Política e Social (antiga Secretaria de Governo)
11. Secretaria de Segurança e Ordem Pública (antes Secretaria de Segurança)
12. Secretaria de Proteção e Defesa Civil (substitui a antiga Secretaria de Defesa Civil)
13. Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (fusão entre as atuais secretarias de serviços públicos com a de infraestrutura)
14. Secretaria de Gabinete e Relações Institucionais (antiga Chefia de Gabinete)

Permanecem:

15. Secretaria de Saúde
16. Secretaria de Educação
17. Secretaria de Finanças
18. Secretaria de Assuntos Jurídicos
19. Secretaria de Comunicação

Compartilhe

Leave a comment