_Prefeito do município presenciou treinamento inédito na cidade com a participação de várias secretarias e órgãos estaduais, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar, além da aeronave do GTA e servidores municipais no papel vítimas_
Camaragibe viveu um dia histórico, nesta quinta-feira (21/05), com a realização do 1º Exercício Simulado de sua história como resposta a desastre com deslizamento de barreira. O treinamento promovido pela Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco, com apoio da Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Defesa Civil, fez parte do planejamento visando a Operação Inverno 2025 e testou, na prática, a capacidade de reposta da Defesa Civil Municipal em ocorrências de grande proporção e impacto. O ensaio ocorreu em uma encosta no Campo do Grêmio, no Bairro dos Estados, durante quase duas horas e mobilizou toda a comunidade local.
Perfeito e vice de Camaragibe, Diego Cabral e Comandante Débora (servidora de carreira da Guarda Civil Municipal),chegaram cedo ao local da atividade e acompanharam toda a movimentação, apesar da chuva intensa. “Esse importante treinamento, em parceria com a Defesa Civil de Pernambuco, se mostrou essencial para tranquilizar a população em caso de ocorrências de grande impacto no período de chuvas, que torcemos que não ocorra, e atestou a nossa capacidade de reposta rápida junto a outros órgãos. Todos estão de parabéns pelo empenho em simular uma situação real”, declarou Diego Cabral.
O exercício simulado começou por volta das 7h, tendo em vista a chuva que durou toda a madrugada, e foi coordenado simultaneamente pela Defesa Civil de Camaragibe (simulado de campo) e pela Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC), através do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual -CICCE (simulado de mesa).
A Secretaria de Defesa Civil de Camaragibe informou que todo o roteiro da atividade havia sido aprovado anteriormente pelas equipes envolvidas, Defesas Civis de Camaragibe e de Pernambuco, além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBMPE), Polícia Militar (PMPE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal de Camaragibe e da concessionária Neoenergia. Além delas, outras secretarias municipais também atuaram no treinamento.
O plano consistiu, também, em toda a sequência de ações nos dias D -1 (ontem) até o Dia D do simulado (hoje): notificações de ocorrências, informativos de acumulados pluviométricos, procedimento de evacuação de áreas de risco de deslizamento, acionamentos da PMPE, CBMPE e GADE/SEPDEC, notificação de deslizamento de grande proporção com vítimas no Bairro dos Estados, chegadas do CBMPE e do SAMU, acionamento do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA – SDS/PE), uso de cães farejadores, atendimento, desmobilização e término.
*Atores -* Para simular ainda mais uma situação real de deslizamento de grande impacto, quatro servidores municipais e um membro do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), de Camaragibe, desempenharam o papel de atores, sendo as vítimas do deslizamento. Dois cães farejadores das raças Pastor alemão e Border collie participaram do treino localizando uma das vítimas fictícias. Após as chegadas das equipes de resgate, todos foram atendidos inicialmente no posto avançado do Corpo de Bombeiros, instalado no Campo do Grêmio. No último ato, a “vítima” mais grave foi resgatada dos escombros e transportada para um hospital do Recife no helicóptero do GTA, que pousou no centro do terreno. Todo o local foi isolado e muitos moradores da localidade e curiosos acompanharam os trabalhos.
“Eu tenho convicção de que esse exercício foi muito bem-sucedido, fizemos algo inédito em Camaragibe em uma situação muito próxima da realidade. É evidente que houve pontos a serem melhorados, afinal de contas foi um treinamento, pois algumas pessoas da comunidade que haviam sido cadastradas e se voluntariaram para sair de suas casas e seguirem ao abrigo montado pela Secretaria de Assistência Social, desistiram no momento da mobilização, devido às fortes chuvas”, disse o secretário de Defesa Civil, Coronel Luciano Fonsêca.
O 1º Exercício Simulado de Resposta a Desastre com deslizamento de barreira também teve a participação das secretarias de Segurança Pública, Assistência Social, Saúde, Esportes, Educação, Infraestrutura e Comunicação Social de Camaragibe, além de representantes dos recém-criados Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) do município, que desempenham um papel fundamental no monitoramento das áreas em risco e acompanhamento das famílias que moram nesses locais.