_Terra dos Camarás é a primeira cidade de Pernambuco escolhida para a iniciativa da Universidade de Pernambuco, através do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT), cujo objetivo é promover a formação de jovens estudantes e inclusão social_
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou, nesta quinta-feira (04/09), um importante projeto para pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I) no município em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE): um convênio de cooperação técnica e científica, por meio do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da instituição de ensino superior para a implementação do projeto “Voo Tecnológico”.
O acordo, firmado durante uma reunião na UPE realizada entre Diego Cabral, a reitora da universidade, Prof.ª Socorro Cavalcanti, o pró-reitor de Pós-graduação, pesquisa e inovação da instituição, Prof. Carmelo Bastos, a coordenadora do IIT-UPE, Prof.ª Márcia Macedo, e Alberto Albuquerque, diretor de Projetos do Instituto Juventude Criativa, articulador da parceria entre a UPE e a Prefeitura de Camaragibe, prevê a formação especializada de 40 jovens estudantes da rede municipal de ensino (8º e 9º anos do Ensino Fundamental) envolvendo a inovação social e inclusiva.
De forma pioneira, a Terra dos Camarás foi a primeira cidade pernambucana escolhida pela reitoria da UPE para receber o projeto “Voo Tecnológico” e a decisão ocorreu, entre outras razões, pela articulação política do prefeito Diego Cabral, que pesou a favor na escolha, e a sua identificação e defesa com o tema, tendo em vista que Camaragibe tem implementado ações significativas relacionadas ao uso da tecnologia na gestão municipal.
“Mais um passo importante que Camaragibe dá na formação dos jovens estudantes, um acordo importantíssimo de cooperação técnica e científica na área tecnológica com um curso específico, alinhado às demandas do mercado local, que será um divisor de águas para a cidadania e o futuro dos estudantes. Nossa cidade tem dado um exemplo de gestão tecnológica e outros projetos como o Voo Tecnológico também chegarão à nossa cidade. Eu agradeço aos professores Dra. Socorro, Márcia e Carmelo pela escolha pioneira no estado em receber o projeto e por acreditarem no futuro dos nossos estudantes”, declarou Diego Cabral.
O projeto vai funcionar assim: serão 40 vagas destinadas a uma turma piloto de estudantes do 8º e 9º anos (a Prefeitura de Camaragibe definirá o processo de inscrições), com um curso de 40 horas (no horário do contraturno escolar) e duração de cerca de três semanas, nos laboratórios do IIT-UPE, no bairro da Várzea. O conteúdo, que terá ainda oficinas colaborativas, será ministrado por alunos de graduações de tecnologia da universidade, mas monitorados por professores da UPE para a criação de protótipos em Inteligência Artificial (IA)) e ChatBot. A Prefeitura de Camaragibe arcará com o transporte dos estudantes.
“É uma grande satisfação para a UPE assinar e firmar este convênio com a Prefeitura de Camaragibe dando essa oportunidade aos estudantes, fazendo com que eles possam conhecer mais sobre ferramentas como Inteligência Artificial e ChatBot, e o mais importante, a universidade cumpre o seu papel de formação de recursos humanos fazendo a integração entre os nossos professores e estudantes e os alunos da rede municipal de ensino de Camaragibe”, afirmou a reitora da UPE, Prof.ª Socorro Cavalcanti.
De acordo com a UPE, após a conclusão do curso, os estudantes receberão a certificação em áreas específicas, alinhados às demandas do mercado local, e o prefeito de Camaragibe receberá o selo “Prefeito amigo da tecnologia”. O projeto Voo Tecnológico também como metas o empoderamento da juventude, especialmente de mulheres, a preparação de estudantes para o mercado de trabalho do futuro, e a redução das desigualdades educacionais e da evasão escolar, bem como o fortalecimento de habilidades socioemocionais e o estímulo ao empreendedorismo e à cultura de inovação.
Com o “Voo Tecnológico”, segundo a UPE, a universidade estadual fortalece a sua atuação integrada entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico de Pernambuco. Também estiveram presentes na assinatura do acordo o procurador-geral de Camaragibe, Luiz Rogério Lins e Silva, e os assessores especiais do gabinete do prefeito, Ivison Barros e Raimundo Lemos.