Objetivo das revisões é preparar os estudantes para as avaliações externas do Saeb, Saepe e Caed em conteúdos como Língua Portuguesa e Matemática, além de melhorar indicadores educacionais_
De olho na melhoria do desempenho dos estudantes em avaliações externas e dos indicadores educacionais de Camaragibe, a Secretaria de Educação (Seced) promoveu, nesta quarta-feira (03. 04/09), um grande encontro de aprendizagem para alunos do 5º ano (Anos Iniciais) do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino: o “Aulão do 5º ano”, iniciativa que reuniu mais de 1,5 mil alunos de 22 escolas municipais e tem o objetivo de revisar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
O encontro ocorreu no auditório de uma igreja no centro da Terra dos Camarás e, de acordo com a Seced, trata-se de um reforço dos principais pontos das duas disciplinas que serão abordados nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), este último parte da Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), importantes indicadores educacionais do Brasil. Os três exames ocorrerão entre os meses de setembro, outubro e novembro.
Presente no evento, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou a importância do aulão na preparação dos estudantes para os exames, cujo bom desempenho vai elevar os índices da educação municipal. “Somente com uma educação de qualidade, fruto da dedicação e do ensinamento passado pelos professores da rede municipal, além do esforço de cada um dos estudantes, é possível ter um futuro melhor. Não mediremos esforços para investir ainda na educação das crianças e jovens de Camaragibe e elevar os indicadores para que possamos nos destacar em Pernambuco”, afirmou o gestor.
Segundo o secretário de Educação, Iran Escobar, o aulão de reforço foi programado para ocorrer durante duas horas, sendo uma para cada disciplina. Ao todo, sete escolas municipais (Paulo Freire, Carmela Orrico Lapenda, José Collier, Imaculada Conceição, Padre Miguel, São José e Rita Neiva) participaram do primeiro dia de revisões, que será finalizado nesta quinta-feira (04/09). A Prefeitura Municipal forneceu transporte e lanche para todos os estudantes que estiveram no encontro.
“Os aulões são muito importantes para os estudantes revisarem conteúdos que muitas vezes deixam lacunas durante o processo de aprendizagem, ou seja, é uma oportunidade para zerar dúvidas e reforçar ainda mais o que já foi aprendido. As avaliações do Saeb, Saepe e Caed são determinantes para identificarmos onde podemos melhorar para elevar os nossos indicadores. Os alunos estão de parabéns pela participação e desempenho”, declarou Iran Escobar.
Estiveram presentes no aulão os professores Luciene (Escola Municipal Paulo Freire), Érica (Escola Municipal Carmela Orrico Lapenda), Keila e André (Escola Municipal José Collier), Marcos (Escola Municipal Imaculada Conceição), Rosana (Escola Municipal Padre Miguel), Marcelo (Escola Municipal São José) e Lúcia (Escola Municipal Rita Neiva), além de gestores e coordenadores escolares, técnicos da Seced e estagiários.
Paulo Daniel Campos Monteiro, 10 anos e aluno do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Imaculada Conceição, foi um dos estudantes mais ativos durante a primeira parte do aulão, respondendo questões e esclarecendo dúvidas com colegas. Ele, que afirmou gostar de Língua Portuguesa e Matemática, relatou o sentimento ao participar do encontro. “Sempre é bom a gente ter mais conhecimento, estudar mais e ficar seguro para as avaliações. Gosto de participar de aulões assim, a gente só aprende mais”, disse.
Luciene Silva, coordenadora do Ensino Fundamental no município, explicou que a Seced vem desenvolvendo ações significativas na rede municipal para melhorar o desempenho dos estudantes e a adaptação dos novos professores que foram integrados. “O aulão é essencial para que eles estejam mais seguros nos exames que virão e essa é uma das várias ações que a secretaria promove no sentido de otimizar o ambiente escolar em toda a rede municipal, na aprendizagem dos estudantes e chegada de novos profissionais para melhorar o desempenho. Sem dúvidas, o impacto é muito positivo”, frisou.
Novas turmas participam do aulão nesta quinta (04/09). As avaliações do Saeb acontecem entre os dias 20 e 30 de outubro. Já as provas do Saepe serão realizadas no dia 27 de novembro.