Lula Cabral anuncia criação do Conselho Municipal de Segurança no Cabo de Santo Agostinho - Blog do Edson Alves

Banner Camaragibe     
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Lula Cabral anuncia criação do Conselho Municipal de Segurança no Cabo de Santo Agostinho

Iniciativa visa fortalecer ações de prevenção e combate à violência, integrando poder público e sociedade civil_

Em resposta aos anseios da população do Cabo de Santo Agostinho por mais segurança e como parte de uma estratégia abrangente de gestão participativa, o prefeito Lula Cabral anunciou a implantação do primeiro Conselho Municipal de Segurança. Ciente da importância de mobilizar toda a sociedade em torno do tema, Lula Cabral comandou, na manhã de hoje, uma reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Além de apresentar a iniciativa – que tem como objetivo central ampliar e fortalecer as ações municipais de prevenção e combate à violência, promovendo uma maior integração entre o poder público e a sociedade civil – o gestor fez o convite formal para a integração das entidades presentes ao projeto de instituição do Conselho, que integra o conjunto de ações do programa “Participa Cabo”, que fomenta a colaboração entre administração, servidores e cidadãos nas decisões de relevância para o município.

A decisão de instituir o conselho ocorre em um momento em que a segurança pública é pauta prioritária. O prefeito Lula Cabral tem se manifestado ativamente sobre a questão, tendo inclusive anunciado recentemente a solicitação feita a governadora Raquel Lyra para a convocação da Força Nacional, diante da necessidade de um combate mais efetivo à criminalidade e constatação da ausência de ações estaduais consistentes.

“No Cabo, temos trabalhado duro para equipar e ampliar a guarda municipal, investimos na promoção de ações de segurança cidadã e de inteligência. Conseguimos avanços importantes, reduzindo a taxa de homicídios de 149 para 89 por 100 mil habitantes, mas o município não tem condições de assumir o que é função do Estado. Precisamos de mais apoio”, destacou Lula Cabral.

O Conselho Municipal de Segurança será um fórum essencial para a discussão, análise e proposição de soluções para os desafios da segurança local. Sua composição incluirá representantes da comunidade – como moradores, comerciantes e líderes religiosos – e das forças de segurança atuantes no município, como a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal.

Compartilhe

Leave a comment