Na solenidade também foi anunciado o título de cidadão camaragibense para Zé Negão, mestre de Coco de Senzala_
A noite desta quinta (28) vai ficar na memória dos fazedores de cultura e, principalmente, para os 19 mestres populares de Camaragibe. No mês que se comemora os patrimônios materiais e imateriais, eles foram homenageados pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura. Durante a cerimônia, foram celebradas a ancestralidade, pluralidade e riqueza que fazem o município se destacar no Brasil e no mundo, e trazem muito orgulho ao povo.
A noite contou com a apresentação dos Bois Criança, Dendê e Rubro Negro, Bloco Amantes das Flores e do Balé Popular de Camará. Também foi exibido um vídeo com alguns patrimônios do município. Para a presidente da Fundação de Cultura, Rosa Santana, a homenagem aos mestres é uma demonstração da gestão em fortalecer a cultura popular.
“São eles que, diariamente, sustentam o DNA da Cultura. Reafirmar o compromisso com nossas raízes é uma forma clara de dizer que acreditamos que o talento, a força, a ancestralidade é que vão nos conduzir a um futuro mais sustentável, justo e melhor pra nossa gente”, defendeu Rosa. “Camaragibe tem uma das diversidades culturais mais ricas de Pernambuco. Nós já estamos articulando com o secretário de Educação, Iran Escobar, a criação das células culturais na rede municipal para que esses saberes sejam conhecidos por nossas crianças já no Ensino Fundamental”, garantiu a Secretária.
Na solenidade, o vereador Júlio Soares informou que propôs na Câmara, o título de cidadão camaragibense ao Mestre Zé Negão, natural de Goiana. A votação acontecerá na próxima terça-feira. “Depois que se mudou para Camaragibe, Zé Negão se estabeleceu no bairro de João Paulo II e trouxe sua herança cultural como o Coco de Senzala. Nas suas andanças levou a cultura brasileira e o nome de Camaragibe a países como França, Itália e Alemanha”, destacou o vereador.
A cerimônia também lembrou os Pontos de Memória, um por RPA: RPA 1 – Quilombo Catucá; RPA 2 – Canto das Memórias do Mestre Zé Negão: RPA 3 – Casa do Mestre Maureliano; RPA 4 – Projeto Tamo Junto; RPA 5 – Quilombo dos Camarás.
Encerrando as festividades, foram apresentados os 40 membros do Conselho Municipal de Cultura, 20 representantes da sociedade civil e 20 governamentais. A noite teve ainda as apresentações do Grupo de Capoeira Legião, da Banda Nação Afro Camará, de representantes do movimento Hip Hop e das quadrilhas juninas Zabumba e Mistura de Cor.
Também participaram da solenidade representando o Prefeito Diego Cabral, o chefe de Gabinete, Antônio Neto; os secretários de Saúde, Ana Perez, de Administração Paulo Freitas, de Assistência Social, Marcos Leite, de Comunicação, Rossini Barreira, de Esportes. Neto Fonseca, de Segurança Marcílio Rossini, e de Governo, Denivaldo Freire. Pelo legislativo estiveram presentes os vereadores Dra Daiana, Cabeça e Toninho, presidente da comissão de Cultura da Câmara.