Presidente do Iterpe participa de Reunião da Mesa Estadual de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária Quilombola em Pernambuco - Blog do Edson Alves

Banner Camaragibe     
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Presidente do Iterpe participa de Reunião da Mesa Estadual de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária Quilombola em Pernambuco

O presidente do Iterpe, Cleodon Ricardo, esteve participando de uma Reunião da Mesa Estadual de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária Quilombola em Pernambuco. Na ocasião, Cleodon esteve representando o Iterpe e também o Secretário Chefe da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça.

O encontro teve por finalidade o fortalecimento da interlocução entre os órgãos governamentais e a sociedade civil. Na pauta, foram debatidos assuntos como: Discutir e propor soluções para as situações dos processos de regularização fundiária de territórios quilombolas que tramitam junto ao INCRA; 2. Integrar as ações de regularização fundiária e das Políticas do PNRA no âmbito da União, dos Estados e dos Municípios; 3. Buscar, com o movimento quilombola e outros órgãos e instituições, públicas e privadas, medidas de prevenção, mitigação e gestão de conflitos em territórios quilombolas.

Na oportunidade, Cleodon foi indagado sobre a como está a regularização fundiária do Estado e o que o Iterpe tem feito para facilitar e melhorar a vida dos homens e mulheres que tiram seus sustentos do campo. Como resposta, Cleodon agradeceu pela pergunta e falou: “A Governadora Raquel Lyra tem se preocupado bastante com a reforma agrária do nosso Estado. Neste momento nós estamos empenhados para criar e entregar novos assentamentos, temos uma missão dada pela governadora, que é de entregar 10 mil Títulos de Propriedade até o ano de 2026. Nós Assinamos Termos de Cooperação Técnica com com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, para Regularização Fundiária e estamos em fase final de elaboração do Termo de Cooperação também com o Incra para atuarmos em conjunto tanto na Regularização Fundiária como também na solução dos conflitos agrários no Estado.” Afirmou o presidente do Iterpe.

O iterpe tem viabilizado condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento através do Crédito Fundiário.

Compartilhe

Leave a comment